sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Liberdade, segurança e microfones em confessionários

Este texto foi escrito para o blog ESTOPIM, produzido e organizado por estudantes da segunda fase do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus da Grande Florianópolis. Faço aqui algumas adaptações para ampliar o debate.
Dois acontecimentos recentes disputaram o cenário noticioso na mídia de massa brasileira. A invasão do prédio da Reitoria da USP e a prisão do traficante Nem, considerado um dos principais chefes do tráfico no Rio de Janeiro. Não vamos aqui tecer conjecturas de sentido moral sobre os eventos em si. Deixemos isso para os entendidos em superficialidade distribuídos estrategicamente na mídia e para os ávidos em emitir opiniões no primeiro canal que lhes dê oportunidade.

Há questões nestes dois eventos que envolvem o Jornalismo como atividade para além da óbvia análise de coberturas. Traficantes e estudantes são apresentados com um perfil similar aos olhares da e através da mídia de massa, no contexto dos acontecimentos aqui expostos. São uma minoria e, ainda assim, "impõem" ao Estado democrático ações enérgicas para assegurar direitos de cidadania aos que não fazem parte destes grupos específicos. O interessante, contudo, é o cenário: estudantes violentos, polícia pacificadora.

Objetos de desejo, diplomas de ensino superior e entorpecentes ilícitos disputam o mesmo mercado das utopias consumistas contemporâneas, cuja promessa de felicidade está em consegui-los a custos nem sempre compatíveis aos benefícios implícitos no produto. O motivo que desencadeou "violentos protestos" de alguns estudantes em São Paulo é o mesmo que "conforta" as "comunidades" cariocas nos morros esquecidos pelo Estado. O combate à violência enfrenta um dilema próprio das organizações humanas, na medida em que segurança e liberdade são suas faces mais agudas.

Liberdade e segurança são faces extremas de um dilema próprio das
organizações humanas. Na contemporaneidade, muito relacionadas aos
objetos de desejo para consumo.


A semântica da ocupação
Para o Jornalismo em particular e a mídia em geral, está no comércio ilegal de drogas e sua influência sobre os poderes instituídos o ponto mais crítico no combate à violência. Nada mais simplório, redutor e reprodutor de sentidos. Esse discurso vem das fontes oficiais, do Estado representado por sua força militar. A violência urbana tem vários outros aspectos, muito mais profundos e difíceis de trazer aos palcos das operações policiais exitosas.

No Rio, a prisão de traficantes chega ao escracho da humilhação em público, comemorada como um gol num clássico Fla-Flu (momentaneamente sem Maracanã). Em São Paulo, a de estudantes mostra um poder de autoridade consentido pelo medo do que o uso de entorpecentes ilegais representa. Pela força militar, o Estado "ocupa"; quem "invade" são estudantes e traficantes. Um jogo semântico, aliás, sem novidades.

Dia desses, um estudante da Unisul, universidade em que trabalho, argumentava contundentemente que a apatia evidenciada por professores nos encontros acadêmicos precisa de contexto. O curso que ele frequenta era outro para turmas menos apáticas. Em certo sentido ele tem razão. Imputar somente aos estudantes uma falta de atitude diante das próprias escolhas é perverso. Outras variáveis precisam ser consideradas. E a liberdade como produto para consumo talvez seja uma das mais significativas.

O que implica a ocupação da Polícia Militar num campus universitário? No convênio feito pela USP, a segurança de que seus estudantes tendem a não ser mais assaltados, sequestrados, mortos dentro de suas dependências. Assaltos, sequestros e mortes quase sempre associadas ao tráfico de drogas. Em outros tempos, evocando os argumentos do estudante da Unisul aqui citado, a instituição militar representava repressão; leia-se também, Estado. Era de se esperar uma atitude em direção a um ambiente menos totalitário, arbitrário, autoritário. Um movimento violento de ruptura em que o Jornalismo enquanto atividade também tomava posições de confronto.


O sociólogo Zygmunt Bauman, em Fronteiras do Pensamento, faz uma síntese das concepções que
compõem sua obra. Ele se diz convencido de que segurança e liberdade são forças antagônicas de um
mesmo contexto social: quanto mais se consegue uma, mais perde-se da outra.

Fugacidade e apatia
Zygmunt Bauman argumenta que, quanto mais garantia de segurança, no contexto aqui evidenciado, mais comprometido o sentido de liberdade. Mesmo o mais fútil, como o de fumar maconha no pátio de uma instituição de ensino. Hoje, nos dias em que o Jornalismo vive de microfones em confessionários, a liberdade está descolada das responsabilidades decorrentes das escolhas difíceis que a vida nos oferece. "Desce os morros" o fruto de um abandono consciente que nem as melhores escolas são capazes de amenizar. As energias canalizadas contra a violência não sobem os degraus ocupados convenientemente pela pacificação policial; o "em cima" e o "em baixo", os "de dentro" e os "de fora" convivem segregando lugares que os outros ocupam.

Superficial, o debate público sobre violência se reconhece nas garantias individuais de deslocamento, seja no sentido simbólico ou material. Não surpreende que a instituição militar e seus aparatos repressivos ocupem com a mesma facilidade o campus da "maior universidade da América Latina" e as "comunidades" nas favelas do Rio de Janeiro. Não surpreende também que a mídia de massa, Jornalismo incluso, enalteça passionalmente os "trabalhadores honestos" das favelas cariocas e os "estudantes sérios" da elite acadêmica tupiniquim.

Quando a sensação de segurança é terceirizada, a de liberdade não tem outro lugar senão num convívio cujos laços ganham a forma de contratos temporários. Os estudantes presos na USP, tendo ou não razão, expressam-se hoje como o aparato militar estatal em momentos marcados pela história política brasileira. Deslocado, esse aparato, antes repressor das liberdades individuais, é agora sua garantia. A ilusão criada pela mídia e pelo discurso jornalístico atual é a de que as forças mudaram de lado.

Talvez tenhamos mesmo de entender a apatia como atitude. O estudante anônimo da Unisul, referenciado neste texto, está nos dizendo que não quer o que se está oferecendo a ele mas não sabe exatamente o que por no lugar. Não há aspirações coletivas suficientemente sólidas a serem socializadas. Se quer "comprar" com garantias um futuro que nunca está ali, amanhã de manhã, e isso fere a liberdade de escolha quanto aos objetos de desejo que se pretende consumir, sempre circunstancialmente, ao longo da vida.

Invadir uma reitoria e ocupar uma "comunidade" são ações inscritas num contexto em que segurança e liberdade não dizem mais respeito a projetos de vida. São reações momentâneas, entorpecidas por aspirações fugazes como a vida de um traficante ou uma "viagem" no campus de uma universidade. Tão fugazes quanto as declarações confessionais que satisfazem o Jornalismo na "construção" de informações para consumo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Propriedades do Jornalismo e o exercício jornalístico como propriedade: entre a Globo e o debate público

Isenção, correção e agilidade são atributos de qualidade para produção de um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. Em síntese, o documento que explicita os Princípios Editoriais das Organizações Globo reduz o Jornalismo a uma forma de "apreensão da realidade" e aponta os critérios institucionais para dar conta dos valores que apregoam. Seguramente, tais princípios reúnem um belo material para o debate nas escolas de comunicação e nas rodas mais intelectualizadas dos diversos setores sociais. Um debate profícuo, sem dúvida, para uma elite intelectual. Não para a qualificação do espaço público.

Ainda que possa ser comemorado pelo ineditismo, pelo "compromisso" assumido com o público (diferente de compromisso público) e pela suposta transparência que ronda o documento, lê-lo é como ingerir doses de uma droga (lícita, enfatize-se) cujos efeitos são meramente anestésicos. "Consumidor da informação" ou "fonte dela" (como o próprio documento define), o público agora tem claros os argumentos que consolidam o perfil das Organizações Globo. Uma clareza revestida de poder de cobrança para os casos em que os princípios sejam feridos.

Digamos que as Organizações Globo contribuem para o debate a respeito de uma ocupação cujo status profissional é reconhecido por regras próprias de atuação mas não legitimado quanto aos critérios de formação para o exercício de tais regras. O documento define Jornalismo no afã de assegurar um exercício intelectual de interpretação do mundo como propriedade das instituições que financiam a disseminação de  informações. Valiosa no mundo contemporâneo, a informação (e a jornalística é uma das mais requisitadas) ganha "credibilidade" quando respaldada por modelos de negócio inscritos na tradição lucrativa do mercado da comunicação. Os princípios publicados pela Globo servem, antes de tudo, a estes ideários.

As Organizações Globo divulgaram seus princípios editoriais em todos os
seus veículos de comunicação, com toda a pompa que julgam merecer.

É preciso cuidado com as críticas ao documento. Ele é importante para a demarcação de um território periodicamente desestabilizado por decisões judiciais que põem em risco as regulamentações de uma atividade imprescindível para a sustentação da democracia. Para os jornalistas, os princípios publicados pela Globo referendam o próprio campo de atuação. Não como se gostaria. As críticas, portanto, enaltecem as demarcações e os valores explicitados no documento porque servem como "ponto de partida" para um debate bastante útil ao próprio campo. Todas as ressalvas decorrentes reacendem a luta pelo reconhecimento da formação profissional em Jornalismo; são uma oportunidade para ocupar o espaço midiático (considerado público) fruto do próprio campo.


Principais argumentos

A partir da definição de Jornalismo, três seções estruturam o documento: 1) Os atributos da informação de qualidade2) Como o jornalista deve proceder diante das fontes, do público, dos colegas e do veículo para o qual trabalha; e 3) Os valores cuja defesa é um imperativo do Jornalismo. Um compêndio das concepções que sintetizam a "prática intuitiva" do "bom jornalismo" desde a fundação de O Globo, em 1925. Na abertura assinada pelos acionistas da família Marinho, a sentença: em função da diversidade de meios de produção e difusão de informações é preciso identificar o Jornalismo de qualidade enquanto prática para reafirmar a necessidade do produto resultante dela.

   
No debate promovido pelo Observatório da Imprensa, a análise é conduzida
pelos e para os representantes do campo de atuação jornalístico. Neste caso,
jornalistas estudiosos, pesquisadores. Debate de intelectuais.


A defesa do debate público tem um duplo papel: evidenciar a necessidade
de uma prestação de contas à sociedade por parte das empresas concessionárias
de comunicação e a definição dos contornos do campo de atuação jornalístico.


O termo "plural" só aparece nos princípios editoriais da Globo associado à
necessidade de diversificação das redações quanto aos seus comentaristas,
cronistas, articulistas.

Um dos atributos de qualidade da informação jornalística, a isenção merece atenção especial. O termo é usado com a clara intenção de definir responsabilidades por eventuais erros. As Organizações Globo eximem-se do fardo de assumir certos posicionamentos na medida em que estabelecem regras de convívio com as fontes e cuidados especiais na apuração da "verdade dos fatos". Ou as fontes não têm credibilidade ou os jornalistas são ingênuos a ponto de publicarem informações sem a devida e necessária atenção aos "diversos ângulos dos acontecimentos". Para a Globo, "produzir um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas" não é uma ação inscrita no contexto de lutas político-ideológicas. Os fatos o são por si mesmos, basta retratá-los.

Sendo assim, o segundo atributo de qualidade, a correção, estrutura-se sobre a evidência de que não há espaço para subjetivismos na produção jornalística. "Descrever e analisar os fatos da maneira mais acurada, dadas as circunstâncias do momento" é o que garante a credibilidade do produto; para tanto, é necessário distanciamento de todos os laços afetivos, das "idiossincrasias" e "gostos pessoais" no processo de produção jornalística. O correto está, portanto, na garantia de isentar a instituição do fardo de ter de responder por ideias que ponham em risco o modelo de negócios calcado numa economia de mercado dependente dos valores democráticos (e o direito ao consumo, evidentemente, é o mais importante), da livre iniciativa e da liberdade de expressão.

Por último, a informação jornalística ganha qualidade quando adicionado um terceiro atributo: a agilidade. O conhecimento produzido com rapidez pelo Jornalismo justifica-se porque a "imagem dos fatos", "traçada logo após o ocorrido" ainda não tem os "contornos definitivos". E não precisa ter; esse compromisso é da História. Como a "notícia tem pressa", os esforços para a "celeridade" do processo dependem dos investimentos em tecnologia adequada e processos administrativos condizentes. A demora na divulgação de informações só se justifica quando não acarreta "prejuízos à sociedade". O direito ao "primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas" em "primeira mão" vem em primeiro lugar.


Decorrências óbvias

Que perfil de jornalista corresponde aos critérios assumidos pelas Organizações Globo? Reconhecida a impossibilidade de um profissional despir-se totalmente de subjetivismos, que suas idiossincrasias podem representar "filtros" inconvenientes, é imperativo que as redações (o clássico lugar dos jornalistas na indústria da comunicação) sejam "plurais", componham-se de diversos nichos de especialidade, diferentes concepções de valores e crenças. Diversificar os "filtros" é a maneira de proteger-se contra eles na medida em que "todos são responsáveis" pela isenção, pela correção e pela agilidade do processo de produção do "primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas".

Bom jornalista, neste contexto, é o que defende os valores democrátios (independente de suas próprias crenças e valores) e a liberdade de expressão. Interessante que o termo "livre iniciativa" apareça apenas quando o documento aborda as organizações do grupo e é usado, junto com os que ilustram o perfil ideal de profissional, como apelo à defesa "de qualquer tentativa de controle estatal e paraestatal" no sentido de cercear as liberdades fundamentais da sociedade. Sejamos francos, o único lugar possível para as Organizações Globo é o de mediadora entre as esferas de poder e os diversos setores sociais. Esse é o seu negócio. Mas é o lugar das instituições concessionárias de comunicação que está em jogo.

O mérito do documento parece estar no óbvio, apontado como novidade. Retórica sem precedentes na indústria da comunicação brasileira, os princípios editoriais, aqui parcamente analisados, trazem muito mais insumos para o estudo do campo de atuação jornalístico no país. Há quem pergunte se tudo o que está escrito será cumprido; há quem diga que a sociedade precisa cobrar. Pragmaticamente, pouco importa. Os valores da Globo não estão em debate. Não estão inscritos no contexto da democracia, da liberdade de expressão e da livre iniciativa que defendem. São regras para um grupo específico de profissionais, para um tipo peculiar de produto; não podem ser trazidos para "iluminar" todo um campo de atuação. Não se pode assumir, mesmo inconscientemente, o fato de as Organizações Globo terem publicado em "primeira mão" seus princípios editoriais como marco para o debate público sobre a produção jornalística no Brasil.

domingo, 5 de junho de 2011

Entre a bandeira política e as políticas públicas: o que avaliar quer dizer

Em 24 universidades federais o vestibular não será mais realizado. Só neste ano, cerca de 83 mil vagas nestas instituições foram selecionadas exclusivamente com base nos índices do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mas para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é bom lembrar que o exame é instrumento de avaliação, não de seleção. Malvina Tuttman, atual presidente do INEP, tem feito questão de reiterar a principal função do ENEM: "ele continua guardando sua qualidade de avaliação do ensino médio". Seus resultados, portanto, não foram pensados para ranquear estudantes interessados na educação superior.

Constatação semelhante é feita na educação básica. Levantamento recente aponta que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) não está sendo adequadamente utilizado pelos gestores das escolas. Os sistemas avaliativos em andamento no Brasil guardam uma complexidade pouco familiar à cultura de processos do gênero. Quando divulgados, os resultados dos inúmeros exames realizados no país aparecem "desqualificados" por uma visão meritocrática e seletiva. O mérito não está em discussão a não ser quando nossos parâmetros são comparados aos de sistemas considerados mais "avançados" em termos de resultado.

São inúmeros os fatores que influenciam nos resultados apontados pelos sistemas avaliativos. Sem contar que os próprios sistemas são compostos por diferentes instrumentos com o objetivo de promover o confronto de índices obtidos em instâncias de observação distintas. O desempenho de estudantes não pode ser confundido com a qualidade da escola; sem contextualização, os números específicos de cada exame podem ser interpretados de acordo com a vontade de quem os analisa. O desempenho de estudantes deve ser examinado em função das políticas para a educação porque pode revelar aspectos importantes quanto às ações que tais políticas inspiram.

Os investimentos públicos por aluno na educação superior no Brasil é cinco vezes maior do que na educação básica. Não há novidade nos dados divulgados pelo próprio INEP. Eis o problema. Os sistemas avaliativos brasileiros, por mais consistentes que sejam, de nada têm servido para mudar a educação em seus aspectos mais elementares. São expostos descontextualizadamente, usados tecnocraticamente e continuam surpreendendo a cada velha informação travestida de novidade. Depoimentos como o da professora Amanda Gurgel, para quem os números escondem mais do que dizem, ainda sensibilizam um país em que a educação é bandeira política, não política pública.


Depoimento da professora Amanda Gurgel em audiência pública sobre as
condições da educação no Rio Grande do Norte. Seus argumentos lhe renderam
notoriedade nacional. Mas o salário dos professores continua no mesmo
patamar. Na audiência, índices quantitativos ilustraram a "avaliação".


Pegando carona no "sucesso" da professora nas redes sociais, a Globo chegou
a interromper a veiculação de suas bobagens domingueiras para tratar de um
tema caro ao Brasil. Pena que a seriedade do assunto esbarre nos interesses
pelos índices de audiência. Avaliações viram retórica na mídia em geral...

sábado, 30 de abril de 2011

Estratégias em jogo: entre o paradigmático e o praxeomórfico

Chamamos de estratégia os modos de pensar e operar o alcance de determinados objetivos. Os gregos usavam o termo para designar a arte, a qualidade, as habilidades do general, o "mentor intelectual" das batalhas. No âmbito da gestão, as analogias contemporâneas ainda estão neste campo de interpretação: a saúde traduz-se num conjunto de batalhas contra as doenças; o mercado, num conjunto de batalhas contra os concorrentes; a preservação ambiental, num conjunto de batalhas contra os poluentes; a educação, num conjunto de batalhas contra os baixos índices de desenvolvimento humano e por aí vai. Administrar tensões, em nosso modelo, é estar sempre em luta por algo ou contra algo, é superar os conflitos que esmaecem as metas a serem alcançadas. Estratégias são, portanto, imprescindíveis.

A visão contemporânea de estratégia é um modelo mobilizador do mundo dos negócios, competitivo e sem lugares aparentes para todos os interessados em ocupá-los. Neste contexto, grosso modo, alguém tem a visão, a projeta no futuro, estabelece a forma de alcançar as metas traçadas em projeção e promove intervenções cotidianas, planejadas em função de objetivos claros o bastante para os que precisam ver a mesma coisa lá adiante. Tal visão não se abre a outros possíveis disponíveis. O caminho é um só e trilhá-lo é um exercício cuja força deve ser suficiente para que a rota não se altere significativamente. Em suma, um estrategista mira no horizonte (um espectro amplo de possibilidades) os focos sobre os quais se deve ver o futuro. A redução de perspectiva justifica-se pela concentração de esforços numa mesma direção. Os olhos, então, fixam-se no modelo para otimizar o percurso.

Tentemos, contudo, adotar "outros olhares" sobre os ideários que permeiam essa visão de mundo. François Jullien, estudioso da China clássica, salienta uma concepção de estratégia bastante significativa para os dias de hoje. A eficácia das ações propostas pelos estrategistas chineses estava relacionada à sabedoria, não apenas ao conhecimento.
[E]m vez de traçar um modelo que sirva de norma à sua ação, o sábio chinês é levado a concentrar a atenção no curso das coisas, tal como está envolvido nele, para descobrir-lhe a coerência e tirar proveito de sua evolução. Ora, dessa diferença poder-se-ia tirar uma alternativa para a conduta: em lugar de construir uma forma ideal que se projeta sobre as coisas, obstinar-se em detectar os fatores favoráveis que atuam em sua configuração; em vez de fixar um objetivo para sua ação, deixar-se levar pela propensão; em suma, em vez de impor um plano ao mundo, apoiar-se no potencial de situação. (...) Esse potencial é muito mais - e mesmo bem diferente - que um simples concurso de circunstâncias, por afortunado que seja: preso na lógica de um desenvolvimento regulado, é levado a desenvolver-se espontaneamente e pode nos "portar" (Francois Julien, em Tratado da Eficácia, publicado pela editora 34 em 1998).
Nossa visão estratégica entende oportunidade como acaso ou conjunto de fatores favoráveis sobre os quais nossos modelos podem ser estruturados. Na China clássica, o "vir a ser", aquilo que chamamos de futuro, estava inscrito num processo cujo potencial era "lido" para se agir com ele, não sobre ele. Sendo assim, a ideia de oportunidade não surge como inusitado favorável, tampouco como a soma de metas cumpridas em função de finalidades previamente planejadas. O oportuno, na concepção chinesa da antiguidade, era a colheita a jusante de ações a montante. Isso faz do "vir a ser" as escolhas constantes quanto aos possíveis disponíveis a cada momento, não um plano. O jogo não está em atingir o alvo a qualquer custo, mas avaliar constantemente os custos de empreender esforços contra o fluxo das coisas.

Devir como jogo
Johan Huizinga sustenta que o jogo antecede a humanidade; que há evidências de que as brincadeiras entre animais expressam relações lúdicas com finalidades biológicas. Diz ele que as teorias sobre o jogo, seja de que áreas de conhecimento humano venham, reconhecem tais finalidades. Fenômenos da cultura são as ideias que inspiram. As visões de mundo relacionadas às concepções de estratégia aqui sinteticamente descritas estão sistematizadas em dois jogos clássicos e bastante difundidos. No ocidente, o xadrez; no oriente, o go. O primeiro ilustra uma batalha em que o objetivo é derrotar o rei adversário; o segundo tem por princípio conquistar uma "terra de ninguém".

No xadrez, as estratégias são mapeadas em função da hierarquia das peças, do movimento restrito a cada uma delas, do grau de sacrifícios necessários para se atingir o objetivo principal (xeque mate) e do movimento do adversário, entre outras peculiaridades. O jogo começa com os "times" adversários pré dispostos, frente a frente. O cenário está dado e é nele que se constrói a "batalha". As variáveis para as tomadas de decisão (usando um jargão em voga no mundo dos negócios) circunscrevem-se ao cenário visível e são planejadas previamente para induzir o adversário a movimentar-se de acordo com as "metas" antecipadamente elaboradas.

O "go" é um jogo milenar chinês cuja lógica ainda não coube na linguagem
binária dos computadores. O cálculo não é suficiente para entendê-lo em
Jorge Luis Borges, tocado pelos possíveis disponíveis.

As estratégias para o "go" não têm sentido se elaboradas previamente. O jogo começa sobre um tabuleiro vazio; todas as peças têm o mesmo grau de importância, qualquer uma delas e a qualquer tempo podem determinar o fim da "batalha". Não há um sentido explícito de derrota, visto que o objetivo é ocupar o maior espaço possível no tabuleiro e a base de toda a estratégia é o equilíbrio. No "go" não há movimento; as pedras vão sendo colocadas, uma a uma, nas interseções das linhas que cortam o tabuleiro. É preciso, portanto, aprender a analisar o potencial de situação; os adversários não são inimigos, mas portadores do "vir a ser".

É emblemático que na linguagem binária dos computadores as variáveis do xadrez estejam mapeadas. As estratégias do jogo são modeláveis. No "go", as variações modeladas em computador utilizam apenas uma pequena parte do tabuleiro; as variáveis são tão diversificadas que não houve ainda, pela via do cálculo, possibilidade de mapeá-las. Imaginação e cálculo, no "go", não estão dissociados; compõem uma mesma visão de mundo. Visão que, aliás, reconhece no outro, mesmo no adversário, uma perspectiva de equilíbrio quanto ao fluxo das coisas. O devir, o "vir a ser", não se molda a mim, mas dele tiro vantagem com a anuência de meu adversário.

Modelos e processos
Thomas Khun é referência quando se fala em paradigma. Suas concepções estavam inscritas no campo da Ciência, mas são aplicáveis ao contexto aqui explicitado. Um paradigma, segundo ele, é uma matriz partilhada, um modo de ver e de praticar. Estamos falando de um modelo, um esquema através do qual nossas concepções de realidade são reconhecidas, legitimadas e explicadas. Este modelo, portanto, estrutura uma tradição e se expressa numa realização concreta. Neste contexto, o fluxo "normal" das coisas segue dentro de modelos cujas estratégias decorrem de regras estabelecidas, peças legitimadas para o uso e objetivos claros a atingir.

Na concepção do pensador estadunidense, essa visão de mundo tende a naturalizar o que fundamenta os modelos em uso, confinar as perspectivas numa ideia de progresso pautada pelo acúmulo sistemático de fundamentos partilhados numa mesma estrutura e por um grupo hegemônico. O jogo, neste caso, não está em jogo. Um paradigma é visto como enigma, algo a ser desvendado dentro do próprio modelo cuja resposta precisa ser alcançada sem que seus princípios sejam questionados. A visão khuniana põe em crise o próprio modelo. Em suma, o mundo é feito de rupturas, de "sobreposição" de modelos sobre os quais se estrutura.

Digamos que a concepção de Khun, aqui livremente usada para além da Ciência, foge do enigma mas para reconhecer outros enigmas possíveis. Sua ideia de paradigma é também paradigmática. Aceita a substituição de um modelo por outro; enquanto modelo, um paradigma é sempre o produto, o resultado de muitas variáveis que expressam uma tendência legitimada. É um modelo mobilizador que desconsidera os possíveis disponíveis por não evidenciar aquilo que o "eleva" ao status de paradigma. Quando se reconhece o paradigma morre o que nele é praxeomórfico.

O termo praxeomórfico designa "o que" fazemos por hábito e "como tendemos" a fazer esse "o quê" habitualmente. Está inscrito num processo que, quando naturalizado, é tido como de praxe. Mas sua força reside na ideia de praxis, em ações que não separam imaginação e cálculo tampouco são complacentes com o habitual naturalizado. São as ações a montante; aquelas que não se projetam e, portanto, só têm um fim quando "lidas" no potencial de situação. A forma advinda da praxis não é um modelo, justamente porque não deve ser vista como resultado a ser replicado. O praxeomórfico é um devir; o paradigma é o futuro.

No mundo dos negócios
Pesquisa recente revela que o Brasil teve em 2010 a maior taxa de empreendedores em estágio inicial entre os países do G20. Divulgada pelo Sebrae, a Global Entrepreneurship Monitor chegou à 11ª edição no ano passado. É o mais conceituado estudo independente sobre empreendedorismo no mundo, coordenado por uma associação de grandes escolas de negócio. Seus dados demonstram, em tese, que o brasileiro mudou o comportamento com relação à abertura de novos empreendimentos. Hoje, de cada três, dois são inspirados por oportunidade, um por necessidade. Significa dizer que há um planejamento mais consistente quanto aos passos para se abrir uma empresa, por exemplo.

A ideia de oportunidade aceita no contexto da pesquisa sobre empreendedorismo é paradigmática. Está sustentada na visão de mundo que aceita o acaso ou o planejamento cuidadoso antes da intervenção. Os riscos embutidos na empreitada são exclusivos, competem a quem decide intervir. Passa a ser de praxe adotar fórmulas de sucesso para diminuir os riscos, visto que o modelo mobilizador do mundo dos negócios apresenta-se como enigma a ser desvendado. Nesta concepção, só se pode "negociar" depois de certas certezas e com certas instâncias legitimadoras.


O projeto para iPhone 4 traz concepções novas para o que se conhece como edição de
vídeo, mobilidade, acessibilidade e qualidade fílmica. Para viabilizar o "negócio"
comercialmente, os idealizadores do projeto "pedem" aos internautas um investimento
na ideia. Vinte mil dólares eram suficientes. Conseguiram muito mais.


E o praxeomórfico? O mundo contemporâneo está repleto de possíveis disponíveis para realizações concretas. Estas condições de possibilidade alicerçam-se em relações negociadas constantemente e para além de hierarquias e legitimações. Não são necessariamente "modelos" de negócio, mas possibilidades de articulação de interesses seja em investimentos, ideias ou proposições concretas. O negócio não é o produto, mas o processo mesmo de articulação. E por articulação entenda-se um canal para evidenciar pontos de vista que, próximos ou não, podem estabelecer conexões produtivas (estamos falando do mundo dos negócios, não é mesmo?).

As organizações contemporâneas tendem a usar parte do seu tempo em discussões sobre como dar forma para fluxos e processos. Nada mais incoerente. De fato, aquilo que se chama de fluxo, via de regra é um organograma identificando por onde o que está em processo deve passar. Em suma, o fluxo é o menos importante; em destaque figuram os pontos de represamento, cruciais para que os fluxos sejam controlados. O "vir a ser" é compartimentado num modelo que naturaliza como costumamos fazer as coisas e como tendemos a fazê-las costumeiramente. O praxeomórfico, contudo, não vê forma. Ao articular possíveis disponíveis evidencia as condições potenciais para realizações concretas. Estamos carentes de organizações de sabedoria.

terça-feira, 15 de março de 2011

Harvard, Kamkwamba e os possíveis disponíveis: multivalências da paisagem em educação

William Kamkwamba é uma dessas figuras emblemáticas do mundo contemporâneo. Personifica todas as expressões usadas em pleonasmo para descaracterizar pela retórica a profunda ligação entre os termos que designam exclusão. Diante da pobreza, da fome e da impotência decidiu investir no conhecimento. Sem possibilidades de frequentar a escola, achou seu rumo numa biblioteca. Os livros lhe deram figuras através das quais construiu um gerador de energia para sua aldeia em Malaui, na África. Aprendeu sozinho a mobilizar os recursos de que dispunha para intervir na própria realidade e mudar a de todos.

Somos tentados a usá-lo como herói. Sua história tem todos os elementos dos mitos modernos: um garoto desafortunado que supera as adversidades e "vence" a própria sorte. Ou podemos enxergar nele um anti-herói: uma personagem-símbolo que eclode para nos mostrar o quão perversos são o sistema social e a cultura que preservamos; o quão conflituosos são nossos interesses, nossas idiossincrasias diante dos modelos mobilizadores que idolatramos. Kamkwamba pode jamais ser aluno de Harvard ou do MIT; mas tem lições a dar a todos os que por lá frequentam. Nas suas ações estão os valores mais importantes para o que chamamos de competência.

William Kamkwamba conta a experiência de criar um moinho para gerar energia
elétrica na casa onde morava com os pais, aos 14 anos. Palestra está disponível na
internet, legendada em várias línguas, numa rede social chamada TED (Tecnologia,
Entretenimento e Design) e que mantém uma plataforma de Educação com acesso livre

Do latim competere, o termo traz na raiz o sentido de pedir junto com, buscar junto com. Uma ordem econômica pautada na competitividade deu outro uso social ao termo. Competere passou a significar disputar junto com. Em educação o sentido de competência é controverso, subjaz de diversas correntes de pensamento e ganha contornos cheios de cuidados e especificidades. E assim deve ser, sobretudo para que não se confunda sobre as origens de onde se parte quando se usa um termo tão complexo. Kamkwamba desenvolveu capacidades para dar novo sentido ao lugar que ocupava e, portanto, suas qualificações nasceram com a própria proposta de transformação. Esse tipo de competência não é comum. Nem nas mais "brilhantes" instituições de ensino.

O que mais chama a atenção na história de Kamkwamba é que ele virou William. Sua "genialidade" lhe rendeu o status de cientista e empreendedor. Os adjetivos a ele imputados hoje são oriundos do modelo mobilizador que até então o havia excluído. Para o africano, agora, há um lugar reconhecido e legitimado; ninguém poderá ocupá-lo justamente porque surgiu de uma trajetória singular e estruturou-se num contexto nada ortodoxo. Talvez por isso Kamkwamba ainda cultue visceralmente a fonte de energia que mudou sua aldeia e abriu a ele perspectivas que um adolescente não imaginaria existir no ambiente em que vivia.

O africano, com status de cientista e empreendedor, palestra como
convidado no Massachusetts Institute of Technology, o MIT. Ele não
conseguiria entrar na instituição como estudante, mas tem muito a ensinar

Elite intelectual sem cor
Mudemos de personagem. Drew Faust anuncia uma visita de quatro dias ao Brasil a partir deste 23 de março. Reitora da renomada Universidade de Harvard desde 2007, a historiadora de 62 anos busca na internacionalização perspectivas de ampliação para o prestígio que a instituição representada por ela vem conquistando desde 1636. Harvard figura como a melhor universidade do mundo em diversos rankings organizados para medir desde o desempenho acadêmico até o valor da marca que estas instituições carregam. Faust é a primeira mulher a dirigi-la. Desnecessário dizer o quanto isso significa.

As atuais políticas de Harvard sustentam a necessidade de ampliar as oportunidades para "talentos" que não reúnem condições de arcar com os estudos. Sessenta por cento de seus estudantes têm algum tipo de bolsa. As políticas de acesso tentam privilegiar também a diversificação nos ambientes de aprendizagem. Vinte por cento dos estudantes são estrangeiros; e os da casa são estimulados a ter alguma experiência internacional já na graduação, muitos deles com incentivo financeiro. Segundo a reitora, um em cada quatro estudantes estadunidenses nos quadros de Harvard desenvolveu atividades acadêmicas fora do país no ano passado.

Drew Faust fala à Folha de São Paulo sobre sua visita ao Brasil e as políticas
de Harvard para conseguir novos talentos fora dos padrões de poder aquisitivo
convencionalmente aceitos pela instituição ao longo de sua história

Drew Faust simboliza os esforços de superar a crise financeira que abala as instituições acadêmicas privadas com uma visão menos centrada numa "elite branca". Mas a lógica que sustenta as oportunidades ainda é elitista. Seletividade antropoêmica, diríamos. É pelo potencial de desempenho acadêmico que se avalia o candidato. Neste sentido, não há mudança de paradigma. Os rituais e os valores ainda são os mesmos e para poucos. Os critérios é que são outros. Ainda não é politicamente correto execrar a segregação intelectual. Ou melhor, a elite intelectual não é mais só branca.

No caso de Harvard, o sentido de competência parte dos lugares desenhados para ocupação. Há, portanto, uma qualificação requisitada para a qual os interessados devem reunir referências. O discurso de acessibilidade, por mais interessante que seja e democrático que pareça, esconde numa suposta política meritocrática valores que reforçam o sentido de exclusão. As instituições de ensino, e Harvard é modelo a ser seguido, só estão efetivamente abertas aos que vão ajudá-las a se manter no topo dos rankings usados para se fazer gestão dos recursos financeiros destinados à educação.

Entre o registro e o controle
Não há uma única universidade brasileira entre as 100 mais reputadas do mundo no ranking da Times Higher Education, considerada a principal referência em avaliações do gênero. O índice de reputação, estruturado a partir de entrevistas com 13.388 acadêmicos com mais de 16 anos de trabalho em instituições de ensino superior e 50 artigos publicados, traz Harvard como a primeira da lista. No índice geral (cuja avaliação relaciona desempenho, estrutura e produção acadêmica) da THE, ela também lidera.

A imprensa brasileira, pautada pelo jornalismo fastfood de hoje, tem trazido ao debate informações relevantes, ainda que superficialmente tratadas. Consubstanciadas nos discursos oficiais a respeito do movimento educacional, fundamentadas em projeções, descontextualizadas, beiram a publicidade de ações supostamente importantes. É preciso ter uma universidade entre as 100 melhores do mundo? Claro que sim! Não podemos prescindir, como país emergente, como um BRIC, do status geopolítico que isso representa. Mesmo que nossa educação básica ainda dependa de tanto a ser feito e que nossos professores sejam tão desvalorizados.

O Brasil é o 88° país no ranking de educação da UNESCO. Estamos muito longe das metas traçadas para 2015 na Conferência Mundial de Educação de Dacar, em 2000. Reconheçamos, e os mesmos índices apontam isso, o Brasil está entre os que mais investiram na educação ao longo deste período. Lidos separadamente, os dados parecem incoerentes. Não são. A tangibilidade dos investimentos no caso da educação não pode ser reduzida a índices, ampliações de acesso meritocráticas, tampouco quantificações de toda ordem. Os processos de gestão precisam desses insumos desde que qualificados por tomadas de decisão orientadas em paisagens muito mais amplas.

Harvard e Kamkwamba são ambivalências de uma paisagem cultural cujos contornos podem ser apenas presumidos. Aos 14 anos, o africano então semianalfabeto ganhou notoriedade por conta das redes sociais e dos projetos viabilizados por uma cultura de colaboração e interessados em difundir ideias, venham de onde vierem. Kamkwamba não é um gênio; e é genial por isso mesmo. Harvard, com os 44 prêmios Nobel, as pesquisas de ponta, as patentes registradas e os ilustres estudantes que ajudou a formar  talvez não tenha construído algo tão significativo quanto um gerador de energia feito de restos de material numa aldeia africana sem a ajuda professoral dos rituais acadêmicos.

Modelos mobilizadores são praxeomórficos. A educação brasileira merece um lugar nessa diversificada paisagem cultural que valorize Harvard, Kamkwamba e os possíveis disponíveis em escalas tangíveis e perspectivas intangíveis. Está no registro de nossa riqueza cultural e não no controle dos processos de ensino e de aprendizagem a resposta para nossas angústias. Afinal, podemos não ter uma Harvard em nosso sistema edicacional, mas não sabemos quantos Kamkwambas andam por aí investindo em soluções para problemas que a "elite intelectual" finge não existir mais.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reportar-se à reportagem é reportar o repórter a um outro Jornalismo

Dezesseis de fevereiro, dia do repórter. Nessa figura indispensável ao Jornalismo existe um dilema que sintetiza a crise da profissão. Repórter é geralmente visto como mediador social enquanto observador do cotidiano e mediador simbólico enquanto produtor de sentidos. A concepção o qualifica como mero espectador dos fatos. Alguém privilegiado, levado a ser "testemunha ocular da história de seu tempo", nas palavras de Clovis Rossi.

A ideia é em si controversa, mas traz uma discussão interessante. Ser testemunha ocular significa acompanhar de perto o rumo dos acontecimentos; estar presente na eventualidade das relações consideradas jornalisticamente relevantes. Essa presencialidade não nos é possível; quase nunca. No Jornalismo, a história de nosso tempo possível de ser ocularmente testemunhada é a eleita a priori como importante; pautada, antecipada em seus elementos previsíveis. Essa história é mobilizadora de "olhares" homogeneizados. As versões sobre os acontecimentos, por mais divergentes que sejam, levam em conta um único "mirante", um único "platô" de onde todos os "olhares" disputam o privilégio de observar melhor.

É possível interpretar a fala de Clovis Rossi - ainda que não creia ser esse o sentido dado a ela - por um viés mais metafórico. Por "testemunha ocular" pode-se entender também quem tem a preocupação rigorosa de reportar-se, no tempo e no espaço, aos acontecimentos que não pôde presenciar; de investigar com todo o cuidado e paciência os elementos que constituem uma versão possível, verossímil dos acontecimentos. Indo além, estabelecer conexões espaciotemporais entre o seu movimento de apuração e as versões plausíveis sobre o que se está apurando.

O termo reportagem traz uma dualidade redutora que é própria da conflituosa atividade jornalística. Quem delimita o exercício profissional a habilidades meramente retóricas, às linguagens, julga indispensável a descrição fria dos acontecimentos; um distanciamento marcado pela terceira pessoa como recurso textual. Os fatos impõem ao Jornalismo a ausência de juízos de valor no texto, no ato de reportá-los. Como se o que se diz sobre objetos e fenômenos não os valorasse de algum modo.

É no ato de reportar-se, de mergulhar num contexto específico, de dialogar com os possíveis disponíveis em termos de fontes e cenários observáveis que reside o sentido de ser repórter. Há uma difícil escolha por protagonismo nesse ato.
Tecer os sentidos contemporâneos num amplo contexto democrático, reconstituir as histórias de vida num cenário das diferenças culturais que assinam nas múltiplas oraturas e cruzar as carências sociais com o gesto generoso dos pesquisadores e dos artesãos de um outro futuro despertam uma sensibilidade altamente complexa e fina com o presente (Cremilda Medina em A Arte de Tecer o Presente: Narrativa e Cotidiano, publicado pela Summus em 2003).
Como mero espectador da agenda pautada pela mediação do previsível, portanto testemunha ocular da retórica hegemônica sobre a história, o repórter perde o que essencialmente o constitui. Lugar de repórter, como diz Ricardo Kotscho, é na rua. Não para ser apenas "testemunha ocular" de seu tempo, mas, e sobretudo, para reportar-se aos contextos de onde subjazem os insumos que qualificam nossa presença no cotidiano.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Corrida para não lugares: modelo mobilizador das ciências aplicadas e da educação internacionalizada

É preciso preencher os lugares de ocupação deixados em branco pela falta de gente especializada. Esse parece ser o modelo mobilizador que impulsiona a educação contemporânea. Eficaz, na medida em que a tecnologia ideologizada, transformada em prótese das utopias sociais, tem sempre a garantia de novas especializações para seu uso. Mas os lugares de ocupação a preencher não reduzem o poder de mobilização a si mesmos. É a "ciência aplicada", essa associada ao progresso e de racionalidade operatória, que dá sentido ao modelo.
(...) a velocidade com a qual são propostos hoje novos instrumentos técnicos que tornam os anteriores obsoletos cria uma forma de mobilização que, doravante, não tem mais nem necessidade nem tempo de forjar um paradigma. (...) a diferença entre o "antes" e o "depois" torna-se cada vez mais rápida, todavia não diz mais respeito a criações que afirmariam a autonomia e sim à obsolescência acelerada dos instrumentos que tornam a pesquisa datada (Isabelle Stengers em A invenção das ciências modernas, editado pela 34 em 2002).
Isabelle Stengers não está falando, é óbvio, de educação diretamente. Mas a ciência moderna descrita por ela, inventada pela naturalização de uma única retórica capaz de satisfazer sua História, sem necessidade nem tempo de forjar-se continuamente, é essa ciência que impulsiona o modelo educacional. Por um lado, consolida um sistema competitivo com indústria própria, valorizando as "mentes brilhantes" e as "instituições de excelência" adaptadas aos modos de produção que as subsidiam. Por outro, formata um campo de retóricas coerentes, indecifráveis aos que não pertencem a ele. Este modelo mobilizador, diríamos, consolida um sistema que mantém "fora" os "incapazes" (relação antropoêmica), coopta os "de dentro" ao seu modo de funcionamento (relação antropofágica) e valoriza títulos que "capacitam" para seus lugares de ocupação (não lugares).

Como fundamento, e esse é um dos pontos primordiais do pensamento de Isabelle Stengers, construir conhecimento não é uma ação pura, tampouco uma competência nobre o suficiente para isolá-la de outros afazeres mais "domésticos" no campo das ciências. Construir conhecimento é também fazê-lo existir, é construir sua existência. Portanto, o poder de mobilização dos recursos necessários para este fim não está no modelo, mas na capacidade de articulação dos interesses para além da produção decorrente e seus lugares legitimados. E o tempo dedicado ao estudo destas relações e seus "paradigmas" fundadores precisa ser recuperado. Não no sentido do que foi perdido, mas enquanto essência mesma do processo de construção do que chamamos de conhecimento.


Sistema educacional internacionalizado e padronizado por
índices de desenvolvimento descolados das necessidades
humanas fundamentais: eis a nossa ciência aplicada

Padrões de qualidade
O sentido de eficácia deste modelo mobilizador depende de sua tangibilidade. É como se as políticas que o movimentam perdessem a dinâmica da criação. São políticas de controle, forjadas para impor a aderência ao modelo. Sempre me pergunto: uma prova (apenas um dos instrumentos de avaliação disponíveis) serve para ranquear níveis de capacidade de resposta a determinados problemas (muitos deles descolados do cotidiano de quem deve dar as respostas) ou para verificar as perspectivas em termos de solução? Para o modelo mobilizador em questão, melhor que seja para responder a um padrão considerado ideal.

Etimologicamente, o termo qualidade confere ao que observamos uma propriedade. Elementos, digamos, característicos. Não há, portanto, julgamentos a priori quando o termo qualidade é aplicado em seu sentido etimológico. Todos os objetos e fenômenos têm suas qualidades, suas características, seus próprios elementos, sua própria constituição. A ideia de qualidade neste contexto não diz respeito à excelência, tampouco a parâmetros de comparação; é atributo, não atribuição de juízos de valor. Políticas de qualificação alinhadas com esta concepção poderiam partir do reconhecimento do que é próprio àquilo que se busca qualificar e isso exige um outro tipo de avaliação.

Estruturada sobre o modelo mobilizador em questão, a ideia de qualidade ganha outra conotação. Fruto de sistemas de produção focados na eficiência dos resultados, o termo qualidade está associado à melhor relação entre custos e benefícios. Há uma economia de escalas pré-determinadas sobre a qual se estrutura todo o sentido de qualificação. Quanto mais no topo do ranking, muito melhor. As agências reguladoras do Ministério da Educação têm aprimorado as propostas que orientam os ciclos avaliativos das áreas de formação e de conhecimento. Mas não escapam à ideia de qualidade como controle e condução dos processos educacionais a um ideal projetado em função do modelo mobilizador.

Os critérios adotados no processo de verificação dos padrões de qualidade não abrem espaço para reconhecer as características, as propriedades específicas das instituições de ensino, seus cursos, programas, seus professores e estudantes. A educação no Brasil não parece interessada em rever os paradigmas sobre os quais assentam-se os parâmetros que ora são adotados para mensurar a verificação de seu desempenho. Estatísticas, quantificações, capacidade de resposta, todas as referências à proposta de qualificação do sistema educacional brasileiro sustentam-se sobre o "paradigma" da sociedade do conhecimento e sua economia de escalas pré-determinadas.


Race to Nowhere: os não lugares estão expressos na relação entre a educação, a ciência
aplicada e uma escala de valores sustentada pela economia da sociedade do conhecimento

Outros possíveis disponíveis
Para Isabelle Stengers, o modelo mobilizador reprime outros possíveis disponíveis, justamente porque não põe em evidência a construção de sua existência enquanto modelo. Internacionalizada, estruturada sobre a ciência associada ao progresso e à racionalidade operatória, fiel à tecnologia ideologizada, a educação ainda está fundamentada nas respostas necessárias aos lugares de ocupação e seus critérios de qualidade. A qualidade do ensino, por exemplo, está vinculada ao ranking de avaliação estatística; mesmo que efetivamente não se aprenda nada de significativo além de dar respostas ao sistema.

Essa discussão não é nova, mas parece estar saindo dos círculos especializados. Recentemente, nos Estados Unidos, uma advogada e "mãe preocupada" ganhou notoriedade em função de um documentário chamado Race to Nowhere. Vicki Abeles trata da "cultura da alta performance", associando a corrida desenfreada por educação de "qualidade" à competitividade econômica e suas propriedades excludentes. Race to Nowhere propõe o debate (e as sessões em salas de cinema estadunidenses têm propiciado isso) sobre a agenda das novas gerações e o tipo de resposta que se pede a elas.

A tradução literal do documentário ("Corrida para Lugar Nenhum") pede outras interpretações. Se considerarmos que o filme procura demonstrar o excessivo peso dado às provas no contexto da formação, a obsessiva corrida pela disputa aos lugares de elite no sistema educacional e a obscura relação entre titulações e estes lugares de ocupação, podemos afirmar que os laços, as memórias compartilhadas e as histórias construídas coletivamente esvaem-se diante de um modelo mobilizador fomentado pela competitividade e pelo ranqueamento da vida. Siginifca dizer que o "lugar nenhum" sugerido pelo filme é um lugar específico, um não lugar. Quero dizer, um lugar cuja qualidade é a de não oferecer possibilidade de análise sobre a construção de sua existência.

No Brasil, em 10 anos dobramos o número de mestres e doutores e os artigos científicos são muito mais numerosos; há muito mais intercâmbio científico de pesquisadores brasileiros com os de países com tradição em práticas de investigação e produção científica; cresceram os programas de excelência na pós-graduação. Tudo isso sem que houvesse mudanças significativas em termos de desenvolvimento humano ou mesmo tecnológico. Apenas uma elite desfruta desses pseudoavanços. Não, não falamos da elite política. É de uma elite "intelectual-acadêmica" encastelada em "instituições de excelência" ou agências reguladoras que falamos; uma elite que entendeu bem a moeda do modelo mobilizador e se esforça para manter os padrões de qualidade para as respostas ao sistema.

Que fique claro, não estamos fazendo juízos de valor; apenas atestando as propriedades de um sistema, seus mecanismos e protagonistas. Alimentar a corrida para não lugares não é o passatempo consciente dessa elite "intelectual-acadêmica"; é sua própria visão de mundo. É o que a qualifica.