segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

2013 e o tempo necessário

Com quanto anos se faz uma vida?

Há quem de 33 faça 2.000. E há quem de 73 faça o tempo que for necessário. Prefiro o tempo que for necessário por muitas razões particulares. Mas há perspectivas genéricas que sustentam minha escolha: o tempo necessário (kairós) é auspicioso, paciente e lúdico. Ele não devora almas, as cultua no ritmo de nossas escolhas, no passo de nossas possibilidades. Sua grandiosidade está na complexidade que a mais eloquente das crenças jamais conseguiria capturar em discurso. O tempo necessário é o que é para cada um de nós.

Os auspícios estão na singularidade de cada estalo, de cada "cair de ficha" que nos alimenta a consciência. E não há como contá-los pelo acúmulo das horas vividas. Auspiciosos são os dias em que percebemos... são aqueles instantes de apropriação pela sinestesia cosmogênica cujo sentido não nos paralisa; tais instantes não nos esclarecem, nos enchem de dúvidas novas que ampliam nossa perspectiva, nos dão um agradável lugar no desconforto.

No tempo necessário mora a paciência das esperanças. Quando se sabe que o destino é alcançável, dá para "empreender" esforços em outras "paragens"; e isso amplia o horizonte de possíveis disponíveis. Essa paciência histórica nada tem a ver com "vitórias" ou "derrotas", "covardia" ou "coragem"; ela simplesmente cultua os auspícios, os torna mais fortes.

No tempo necessário é lúdico viver; em si mesmo e nos que o cercam.

Nós sempre buscamos um fim; sem ele não há recomeços. Um ano acaba, outro começa. E com eles contam-se vidas. As que podem durar 2.000 anos e as que ficam nos 73. A diferença está no tempo necessário que cada uma delas cultivou: auspiciosa, paciente e ludicamente. Cronos não tem como devorar a consciência dos auspícios em qualquer calendário que padronize o tempo para todos. O tempo necessário não permite contagens padronizadas.

Que 2013 se fortaleça nos auspícios, na paciência e no lúdico do tempo necessário. O tempo necessário de uma vida.

4 comentários:

  1. FELIZ NATAL AMIGO!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Luciano: Sempre escrevendo aquilo que eu gostaria de fazê-lo. Que tenhamos sempre aquele tempo necessário para que os auspícios possam ser vividos com esperança, paciência, observãncia e a simplicidade que requer a vida . Um 2013 cheio de coisas boas para ti e tua família.... bjs. Iéte

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!
    Gostei de tudo. Para alguns o 73 pode parecer um mero número. Pra mim não.
    Te desejo nada mais, nada menos que um 2013 com tempo necessário para momentos de paciência, momentos auspícios e momentos lúdicos.
    Grande abraço,
    Everton Gubert

    ResponderExcluir